História

Fundado em 30 de maio de 1991, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Cianorte (Sintracia), surgiu da iniciativa de 12 trabalhadores insatisfeitos com as condições de trabalho da categoria e que decidiram lutar por melhores salários e pelo bem-estar de todos os empregados da área.

A criação do Sindicato não foi vista com bons olhos por alguns patrões. A empresa Docian, desconsiderando a estabilidade empregatícia dos fundadores da entidade, dispensou toda a diretoria executiva do Sintracia, na época, formada por Wilson Pazello, Cirso da Silva, Edson Pazello e Geraldo Ferreira da Cruz.

Outros integrantes também foram ameaçados pela empresa. De acordo com os empregadores, todos aqueles que não desistissem do Sindicato seriam dispensados. Essas ameaças resultaram em várias renuncias dentro da entidade.

A pressão na época foi enorme. Sem emprego e lutando na Justiça contra a empresa que realizou as demissões, os fundadores do Sindicato enfrentaram a desconfiança de todos, inclusive dos familiares. Porém, após dois anos de luta, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) deu ganho de causa aos trabalhadores e determinou a reintegração dos quatro diretores.

Após essa vitória, a primeira diretoria do Sindicato pode continuar trabalhando em suas antigas funções dentro da empresa e, ao mesmo tempo, permanecer lutando pelos direitos de todos os empregados da categoria no Sindicato.

 

Representação

De início, a base territorial do Sintracia era apenas o município de Cianorte. Porém, a insatisfação da categoria com os baixos salários em várias cidades próximas, aumentou os pedidos para que o Sindicato também atendesse outros municípios.

Essa expansão se tornou realidade em 1994. Após a Reforma Estatutária, a base territorial do Sintracia passou a abranger mais 19 municípios da região. Novas eleições foram realizadas para recompor a diretoria e fortalecer as ações da entidade.

Hoje, a equipe de trabalho do Sintracia é formada por 15 pessoas que atendem os trabalhadores na sede administrativa em Cianorte e nas sub-sedes em Cruzeiro do Oeste e em Terra Boa.

O Sindicato também conta com uma sub-sede móvel totalmente estruturada no interior de uma van. O veículo percorre todos os 20 municípios da base territorial do Sintracia realizando atendimento aos trabalhadores e novas filiações.

Desenvolvido por ABRIDOR DE LATAS COMUNICAÇÃO SINDICAL