Entenda como pagamentos “por fora” podem diminuir sua aposentadoria

A aposentadoria é o momento mais aguardado para muitos trabalhadores que estão no final da carreira. Mas imagina se aposentar recebendo um valor bem abaixo do esperado?

Isso seria péssimo, não é?

Para evitar que isso aconteça, saiba por que as empresas fazem pagamentos “por fora” e o que você pode fazer para que sua aposentadoria não seja prejudicada.

Por que as empresas fazem isso?

É muito comum vermos empresas que pagam uma parte da remuneração de seus empregados “por fora”, ou seja, declaram um valor de salário menor do que realmente é pago.

A intenção do patrão é diminuir os custos com impostos e obrigações trabalhistas. Essa prática, porém, é ilegal e prejudicial ao trabalhador.

Por que isso prejudica a sua aposentadoria?

Porque quando ocorrem pagamentos “por fora”, para a Previdência, é como se você recebesse apenas o que consta no seu holerite, ou seja, um valor menor do que o real. Dessa forma, as contribuições previdenciárias serão, consequentemente, calculadas com base nesse valor menor, reduzindo a sua aposentadoria.

Além disso, esses montantes pagos de maneira informal geralmente não entram para o cálculo de horas extras, adicional noturno, de periculosidade e de insalubridade, décimo terceiro, aviso-prévio, descanso semanal remunerado e férias.

Por isso, é importante que você tenha todos os salários e descontos previdenciários anotados na folha de pagamento da empresa e que jamais aceite valores pagos sem registro no holerite.

“Sabemos que muitas vezes, as empresas fazem pressão para que os funcionários aceitem pagamentos por fora, e o trabalhador sente que não há nada que possa fazer. Nesses casos, os trabalhadores devem procurar o sindicato imediatamente. As entidades sindicais irão proteger a identidade dos autores da denúncia e tomar todas as medidas cabíveis e necessárias para que o empregador cumpra com suas obrigações. É preciso denunciar”, explica o presidente do Sintracia, Cirso da Silva.

O que fazer diante dessa situação?

Caso a empresa insista em realizar pagamentos “por fora” para não quitar as contribuições previdenciárias do funcionário, você pode procurar o Sintracia. O atendimento do sindicato é gratuito para causas trabalhistas e vai te auxiliar a provar que o recebimento de valores foi feito fora da folha de pagamento.