Agravamento de doença degenerativa pode dar direito à indenização trabalhista

doença degenerativa pode dar direito à indenização trabalhista

doença degenerativa pode dar direito à indenização trabalhistaUma doença degenerativa é aquela que compromete as funções vitais do indivíduo de forma gradual. Elas atuam de forma evolutiva, ou seja, vão agravando o quadro do paciente com o passar do tempo, tornando-se irreversíveis.

Doença de Alzheimer e diabetes são alguns exemplos de doença degenerativa. Esses problemas não têm cura, porém existem tratamentos que controlam sua evolução.

Se o empregado sofre com esse tipo de enfermidade, e ela foi agravada pelo trabalho, ele deve ser indenizado por danos morais. Esse foi o entendimento da Justiça em um caso julgado em maio de 2017.

Nessa situação, o trabalhador era portador de hérnia de disco na coluna lombar, doença de caráter degenerativo. Durante o expediente, ele precisava carregar muito peso, o que resultou no agravamento do problema.

De acordo com o laudo pericial, as atividades realizadas pelo funcionário pioraram o problema na coluna, por isso, a empresa foi obrigada a pagar uma indenização por danos morais ao trabalhador.

De acordo com o presidente do Sintracia, Cirso da Silva, o trabalhador que passe por esse tipo de situação deve procurar o sindicato o mais rápido possível.

“A empresa deve oferecer condições adequadas para que os funcionários realizem suas funções com segurança, levando em consideração suas condições de saúde. A vida da categoria é uma das prioridades máximas do sindicato, e esse tipo de abuso dentro das empresas é inaceitável”, explica Cirso.