A empresa descumpriu o acordo judicial? Saiba o que fazer

O combinado não sai caro, diz o ditado popular. Mas alguns empregadores parecem não levar essa regra a sério. É o caso dos patrões que não cumprem os acordos judiciais trabalhistas feitos com os empregados. Não são raros os casos em que empresas simplesmente desaparecem sem pagar a indenização ou atrasam o depósito das parcelas prometidas. Se isso acontecer, o trabalhador deve ficar atento para não deixar de lado nenhum de seus direitos.

O acordo judicial é uma modalidade de negociação feita pela Justiça do Trabalho para diminuir a lentidão dos julgamentos no país. É por meio dele que o trabalhador concorda em não discutir determinadas ilegalidades cometidas pela empresa em troca de valores que ele considera positivos. O empregado muitas vezes prefere aceitar um valor inferior ao qual teria direito para receber a quantia mais rapidamente.

Essa negociação é realizada em audiências de conciliação, situações em que há uma mediação para chegar a uma conclusão que seja satisfatória tanto para o funcionário quanto para o empregador.

Caso as tentativas de acordo não cheguem a um consenso, o caso prossegue nos tribunais de Justiça do Trabalho. Mas se as duas partes aceitarem todos os pontos debatidos (valor a ser pago, número de parcelas, datas para o depósito etc.), a negociação é registrada em ata e passa a vigorar. É importante que o trabalhador guarde uma cópia desse documento e fique atento ao cumprimento do que está previsto nele.

Descumprimento

Segundo o presidente do Sintracia, Cirso da Silva, o primeiro passo em caso de descumprimento deve ser informar a situação ao sindicato. “Em nossas sedes e subsedes, temos um departamento jurídico especializado em questões trabalhistas. O trabalhador deve entrar em contato o mais rápido possível e agendar um atendimento. Assim, poderemos encaminhar todas as medidas necessárias para que a empresa seja responsabilizada e o acordo seja cumprido”, explica.

Nesses casos, o advogado que representa o funcionário irá comunicar o juiz sobre a quebra do contrato. A Vara em que o processo tramita ficará responsável por tomar as medidas necessárias para que o empregador pague suas dívidas, o que pode envolver a penhora de contas bancárias e de bens materiais. Além disso, vale lembrar que todo acordo judicial trabalhista contém uma cláusula penal que determina as multas previstas para o empregador que desobedecer ao que foi negociado. Esses valores, que também devem ser negociados nas audiências de conciliação, devem ser pagos ao trabalhador.